Sexualidade está entre os temas abordados nos encontros da Científica
Científica prepara a jornada 2025, com o tema “Os destinos do traumático na contemporaneidade”
A Diretoria Científica seguiu trazendo temas relevantes ao longo desse ano. “Encontros sobre sexualidade: reflexões contemporâneas” foi um deles. Foram realizados quatro encontros ao longo do segundo semestre, todos de forma on-line aos sábados pela manhã. Os encontros contemplaram questões socioculturais presentes na formação do inconsciente e que exercem influências nas questões de identidade, gênero e sexualidade. O primeiro foi sobre “Sexualidade Feminina”, com Leticia Fiorini, psicanalista da Associação Psicanalítica Argentina e estudiosa do assunto. O segundo encontro foi sobre “Sexualidade Masculina”, com Juan Eduardo Tesone, também psicanalista da Associação Psicanalítica Argentina. O terceiro foi sobre “Transgênero”, com Patricia Gherovici, psicanalista que atua na Filadélfia e que possui grande experiência com pacientes que fizeram a transição de gênero. E, por último, ocorreu “Identidade e Sexualidade”, com Eva Rotenberg, psicanalista da Associação Psicanalítica da Argentina.
No espaço das quintas científicas foram apresentados e discutidos os seguintes trabalhos: “Um olhar psicanalítico sobre o ódio às diferenças e suas manifestações nas relações humanas”, apresentado pelo colega Cláudio Laks Eizirik; “A ideologia que assombra a fantasia no processo identificatório”, apresentado por Ignácio Alves Paim Filho, Magali Fischer, Maria Cristina Garcia Vasconcelos, Regina Pereira Klarmann, Rossana Nicoliello Pinho e Sandra Regina Souza Machado Wolffenbüttel; e “Reflexões sobre o processo civilizatório e sobre possíveis novos mal-estares na civilização”, apresentado por José Carlos Calich. Também houve apresentação do trabalho de Ruggero Levy com o título: “O impacto da experiência estética: o unheimlich e o feminino”.
A Científica também promoveu uma Quinta Clínica com a apresentação de um material clínico, o qual foi comentado pelos colegas Cesar Luis de Souza Brito e Viviane Sprinz Mondrzak. Também aconteceu uma Quinta Metapsicológica com o tema “Masoquismo erógeno e masoquismo mortífero”, em comemoração aos cem anos do texto freudiano “O problema econômico do masoquismo”, com os apresentadores Luciane Falcão e Roaldo Naumann Machado. Por fim, foi realizada uma Quinta de “Conversas e Controvérsias” com o tema “Pulsão de Morte em Freud, Green e Laplanche”, contando com os apresentadores Carlos Augusto Ferrari Filho, Igor Dias de Oliveira Alcântara e Renato Moraes Lucas.
“Novas ferramentas para a psicanálise: a investigação clínica e a formação analítica nos Working Parties”, livro editado pelo comitê de WPS da IPA, motivou-nos a trazer, também em uma Quinta Científica, os colegas Cesar Luis de Souza Brito, Cláudio Laks Eizirik, José Carlos Calich, Ruggero Levy e Sérgio Lewkowicz para conversar com o público sobre suas experiências como coordenadores de Working Parties.
Todos os eventos, com exceção dos “Encontros sobre Sexualidade: reflexões contemporâneas”, ocorreram de forma presencial, trazendo um bom público até a nossa sede, sendo que os trabalhos e temas propostos proporcionaram instigantes debates. Além disso, em 24, 25 e 26 de abril de 2025 promoveremos a jornada da SPPA com o tema “Os destinos do traumático na contemporaneidade”. Abaixo o programa da jornada.
