Agenda

19h | 13/05/2025

Um olhar psicanalítico sobre a intolerância, com Cláudio Laks Eizirik – no Instituto Ling


Um olhar psicanalítico sobre a Intolerância, com Cláudio Laks Eizirik

13 e 20 de maio, das 19h às 21h, no Instituto Ling (Rua João Caetano , 440 – Três Figueiras – Porto Alegre)

Qual a importância de entender a dinâmica inconsciente da intolerância? É possível reduzir a intolerância, em termos individuais, familiares, sociais e nas relações internacionais? Em dois encontros, o curso tem por objetivo apresentar de que forma diferentes psicanalistas abordaram a questão, destacando como o olhar psicanalítico pode ajudar a entender este desafiador problema contemporâneo (mas que esteve também presente ao longo da nossa história) e sugerir de que modo essa reflexão pode ser útil para reduzir, dentro do possível, as diferentes expressões da intolerância.

Inscrição antecipada: https://www.eventbrite.com.br/e/um-olhar-psicanalitico-sobre-a-intolerancia-com-claudio-eizirik-tickets-1320514236629

Confira o programa:

13 de maio, das 19h às 21h

Contribuições psicanalíticas para a compreensão da intolerância. Intolerância e preconceito. Espaço para discussão.

20 de maio, das 19h às 21h

Expressões da intolerância na mente individual, na família, nos grupos e na sociedade; exemplos de ações adotadas para enfrentar a intolerância. Espaço para discussão.

Atividade aberta ao público em geral, com vagas limitadas.

Conheça o Ministrante:

Cláudio Laks Eizirik é Professor Emérito de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Membro Efetivo e analista didata da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre, Ex-Presidente da Associação Psicanalítica Internacional, prêmio Sigourney de 2011, por contribuições relevantes à psicanálise, Membro Honorário da Academia Sul-rio-grandense de Medicina, coordenador Comitê de Estudos Psicanalíticos sobre Intolerância e Preconceito da SPPA, autor de trabalhos sobre a relação da psicanálise com a cultura.

Professores da rede pública de ensino podem solicitar bolsas de estudos com 80% de desconto. Escreva para instituto.ling@institutoling.org.br e saiba mais. Serão disponibilizadas até duas bolsas para a atividade, conforme a ordem de requerimento.

Sócios da SPPA contam com desconto de 10%. Entre em contato conosco e solicite seu cupom: instituto.ling@institutoling.org.br


Publicado por: Débora Agnes

Confira também

Atividade Preparatória ao XXVII Simpósio da Infância e Adolescência da SPPA: Aproximações ao pensamento de Serge Tisseron

Atividade Preparatória ao XXVII Simpósio da Infância e Adolescência da SPPA: Aproximações ao pensamento de Serge Tisseron

20h | 06/05/2025

Reunião mensal da COWAP/SPPA: Filiação e Tecnociência: incidências narcísicas entre subjetividades

Reunião mensal da COWAP/SPPA: Filiação e Tecnociência: incidências narcísicas entre subjetividades

20h30 | 21/05/2025

Café Literário da Psicanalítica: “Não era você que eu esperava” (HQ), de Fabien Toulmé

Café Literário da Psicanalítica: “Não era você que eu esperava” (HQ), de Fabien Toulmé

19h30 | 13/05/2025