O que fazemos

Iniciativa com a comunidade

As iniciativas com a comunidade da SPPA estão inseridas em um contexto institucional de responsabilidade social e de atuação abrangente, considerando a capacidade da Psicanálise de minimizar o sofrimento dos indivíduos não só através do atendimento individual, mas também através de ações com foco em populações em cenários de desproteção, fragilidade e/ou negligência.

Projeto Pescar

O Grupo Pescar da SPPA foi constituído no desejo de levar a psicanálise para o atendimento de pessoas da comunidade que vivem em situação de profunda vulnerabilidade social. Em 2013 formou-se a parceria entre um grupo de psicanalistas da SPPA com a Fundação do Projeto Pescar. O trabalho psicanalítico é desenvolvido em duas frentes: com jovens e com educadores. Com os jovens, a intervenção se dá através de Rodas de Conversa que reúnem adolescentes de 16a19 anos nas unidades do Projeto Pescar de Porto Alegre. Com os educadores sociais, as Rodas de Conversa se realizam sob a modalidade on-line, abarcando as unidades do Pescar de diversos Estados do Brasil.

Nas Rodas de Conversa, através do dispositivo clínico da escuta psicanalítica, criam-se espaços de diálogo e reflexão visando possibilidades transformacionais aos traumas cumulativos sofridos pelos jovens e sentidos pelos educadores sociais. A proposta é que sujeitos historicamente injustiçados se sintam reconhecidos.

O Grupo Pescar reúne-se quinzenalmente e está sempre aberto a novos integrantes.

SMED

Desde 2006, por meio de uma parceria estabelecida com a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, exercemos a clínica psicanalítica através de Rodas de Conversa com profissionais das escolas de educação infantil de áreas socioeconomicamente vulnerabilizadas de Porto alegre.

Atualmente, em função de demandas surgidas no período pós-pandemia, ampliamos nossa atuação para Rodas de Conversa em escolas de ensino fundamental. Nas Rodas de Conversa, abordamos as ansiedades despertadas no convívio escolar, que envolve os educadores, os alunos e suas famílias.

Promovemos reuniões mensais no Comitê Psicanálise na Comunidade, onde acontecem trocas importantes com convidados que desenvolvem a clínica psicanalítica na comunidade em outras instituições.

Alinhados como espírito de trocas com outros grupos que desenvolvem esta clínica ampliada, fazemos parte do Grupo de Psicanalistas na Comunidade na FEPAL, bem como costumamos participar de Jornadas e Congressos nacionais e internacionais. Estamos também sempre produzindo artigos onde aprofundamos conhecimentos e conceitos a partir da nossa experiência clínica na comunidade.

Convidamos os colegas interessados a conhecerem e participarem de nosso trabalho com a comunidade escolar do município.

LIPSAM – Liga de Psiquiatria e Saúde Mental UFCSPA/UFRGS

A parceria permite realizar uma atividade científica direcionada a alunos de diversos cursos superiores, especialmente a membros da Liga. São encontros que acontecem duas ou três vezes por ano com a participação de psicanalistas da SPPA conversando sobre temas de interesse solicitados e sugeridos pela LIPSAM. Dessa forma, buscamos aproximar a psicanálise e a SPPA do meio acadêmico.

CAFÉ LIPSIC (Liga de psicanálise da UFRGS)

Temas relacionados à Psicanálise são desenvolvidos e debatidos com psicanalistas da SPPA e da e membros da LIPSIC.

CICLO DE ESTUDOS

Através de Cursos e Ciclos de Estudo, oferecemos aos universitários e recém formados a possibilidade de entrar em contato com grandes autores e temas da psicanálise.

Os cursos e ciclos são ministrados por psicanalistas da SPPA, constando geralmente de seis a dez encontros em modalidade on-line ou presencial.
Nas parcerias com as Universidades, a SPPA se abastece com o saber de outras disciplinas ao mesmo tempo que contribui com os conceitos e a originalidade do pensamento psicanalítico.

Hospital materno-infantil Presidente Vargas (HPV) – Seminários sobre Teoria Psicanalítica

Através de Cursos e Ciclos de Estudo, oferecemos aos universitários e recém formados a possibilidade de entrar em contato com grandes autores e temas da psicanálise.

Os cursos e ciclos são ministrados por psicanalistas da SPPA, constando geralmente de seis a dez encontros em modalidade on-line ou presencial.
Nas parcerias com as Universidades, a SPPA se abastece com o saber de outras disciplinas ao mesmo tempo que contribui com os conceitos e a originalidade do pensamento psicanalítico.

Grupos de Estudos Parceiros da SPPA

São grupos de estudo de temas psicanalíticos dentro do projeto de expansão de estudos da SPPA. Coordenados por um colega convidado pelo presidente, os grupos atendem a solicitações de entidades de psicologia e da psiquiatria em outros municípios e estados e seguem programas anuais. O coordenador responsável convida colegas para ministrar as reuniões mensais de estudo.

 

Grupo de estudos de Passo Fundo – NEPP-PF – Fundação: 2002. Coordenação: Gisha Brodacz
Grupo de estudos de Caxias do Sul – Núcleo de Psicoterapeutas da Serra Gaúcha – Fundação: 2009. Coordenação: Magali Fischer.
Grupo de estudos de Santa Maria – GEPSM – Fundação: 2010. Coordenação: Eneida Iankilevich.
Grupo de estudos de Carlos Barbosa – Fundação: 2011. Coordenação: Alda Dorneles de Oliveira.
Grupo de estudos de Farroupilha – Fundação: 2013. Coordenação: Luisa Maria Nunes Vieira Rizzo.