O que fazemos

O Instituto de Psicanálise
da SPPA

O Instituto de Psicanálise é o órgão da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre que é responsável pela seleção, formação e qualificação de novos psicanalistas. Oferece formação psicanalítica extensiva e a formação em psicanálise da infância e da adolescência.

Sua estrutura tem como elemento central a Comissão de Ensino que reúne os psicanalistas didatas (professores de seminários, supervisores e analistas dos candidatos em formação na Sociedade – A análise dos candidatos em formação pode também ser conduzida pelos Membros Efetivos da Sociedade não pertencentes à Comissão de Ensino, qualificados para essa função).

É também parte do Instituto o Centro de Atendimento Psicanalítico que possibilita tratamento psicanalítico com custos reduzidos oferecido à população economicamente desfavorecida.

Em consonância com os objetivos da Sociedade, o Instituto de Psicanálise tem também como finalidade, a difusão da psicanálise como tratamento, método e instrumento de investigação do inconsciente humano e o desenvolvimento da teoria e da teoria da técnica psicanalítica.

Imagem

Formação Psicanalítica

Nossa metodologia de formação inclui a análise pessoal com um membro efetivo de nossa sociedade, quatro anos de seminários teóricos, técnicos e clínicos e duas supervisões individuais com analistas didatas, cada uma com cem horas de duração.

O programa de seminários é amplo, abrangente e em constante aperfeiçoamento. Abarca os vários diferentes modelos de pensamento psicanalítico, as diferentes teorias da técnica e de escuta do inconsciente.

Através de um método aprimorado ao longo do tempo, buscamos desenvolver uma compreensão do processo psicanalítico e das formas de expansão do inconsciente para, com isso, oferecer a Psicanálise como um método de integração da personalidade e alívio do sofrimento psíquico.

A formação psicanalítica é um processo transformativo que visa a ampliação dos espaços de reflexão sobre o humano, crescimento individual e aprendizado continuado.

Imagem

Infância e Adolescência

A formação psicanalítica para Infância e Adolescência segue os princípios gerais da formação para adultos, sendo uma especialização para psicanalistas já formados em sociedades vinculadas à IPA. O curso teórico, técnico e clínico tem dois anos de duração e é igualmente abrangente e em constante aperfeiçoamento, sendo completado com um ano de observação de bebês pelo método Bick e duas supervisões de cinquenta horas cada–uma com paciente criança, outra com adolescente.

O foco da formação está na construção de uma identidade de psicanalista de crianças e adolescentes. A ênfase do programa teórico é permitir um estudo aprofundado sobre as teorias da criação do psiquismo, dos aspectos psíquicos do desenvolvimento infantil e da adolescência, da sexualidade infantil em seu sentido expandido pela psicanálise freudiana e pós-freudiana, das múltiplas dimensões do infantil no adolescente e no adulto e as importantes especificidades técnicas do trabalho psicanalítico com a criança, o adolescente e seus meios familiares.

Imagem

Inscrições

As pessoas que desejarem inscrever-se como aspirante à formação psicanalítica deverão entregar, na Secretaria do Instituto:

1 – um requerimento nesse sentido, dirigido ao Diretor do Instituto acompanhado dos seguintes documentos:

a – prova de habilitação legal para o exercício da Medicina ou Psicologia no Brasil;

b – curriculum vitae;

c – prova fornecida por instituição especializada, a juízo da CE, de que o aspirante tem conhecimento da língua inglesa.

d – comprovar a formação ou experiência em serviço psiquiátrico considerada satisfatória pela CE, no ato de sua inscrição, ou até o final do primeiro ano em que frequentar os cursos teóricos. A experiência ou formação psiquiátrica será considerada satisfatória quando o (a) candidato (a) tiver frequentado serviço de Psiquiatria reconhecido por instituição de ensino superior, durante o qual possa comprovar ter adquirido as seguintes condições:

I – identificar sinais e sintomas de transtornos mentais;

II – diagnosticar os principais quadros clínicos psicóticos, neuróticos, de transtorno de personalidade e cerebrais orgânicos;

III – reconhecer as indicações e contra indicações das principais formas de atendimento psicoterápico, psicofarmacológico, de família e de grupo;

IV – realizar diagnósticos diferenciais de manifestações psiquiátricas, decorrentes de problemas orgânicos, dos ditos funcionais.

Obs.: O aspirante ou MEMBRO ASPIRANTE que desejar prosseguir NO NOSSO Instituto a formação já iniciada em OUTRA Sociedade filiada à Associação Psicanalítica Internacional, deverá juntar documentação, fornecida pela mesma, da qual constem detalhes sobre a parte da formação já realizada.

Imagem

ASSOCIAÇÃO DE CANDIDATOS

A Associação de Candidatos (AC) visa congregar, representar e promover atividades com os membros aspirantes (em seminário e egressos) do Instituto de Psicanálise da SPPA, auxiliando os candidatos durante este período de formação teórico-técnica que é crucial para a consolidação da identidade analítica.

A AC é coordenada por uma diretoria eleita pelos candidatos, composta por um presidente, um secretário e um tesoureiro. Além desses cargos, há um conselho representado por candidatos em seminários, por um candidato egresso, além de candidatos junto à IPSO (International Psychoanalytical Studies Organization), à OCAL (Organización de Psicoanalistas em formación de América Latina) e à ABC (Associaçao Brasileira de Candidatos), instituições representativas de psicanalistas em formação em nível internacional, latino-americano e nacional, respectivamente. Nossos representantes coordenam a associação de forma que haja um rodízio a cada ano, estimulando a participação de um grande número de candidatos.

Com o propósito de amparar e estimular seus candidatos, a AC busca dar todo suporte possível para seus membros ao longo do percurso de desenvolvimento pessoal e do método analítico. Representamos os candidatos nas comunicações junto à diretoria, organizamos eventos de integração, estimulamos a participação nas mais diversas atividades científicas, promovendo o contato e a relação com outros membros aspirantes no Brasil e ao redor do mundo.

SPPA Portas Abertas

São atividades nas quais recebemos interessados em conhecer melhor a nossa instituição para uma visita e um bate-papo. Apresentamos a nossa história, as formações oferecidas no nosso Instituto de Psicanálise, os nossos projetos científicos e sociais e a nossa sede, além de esclarecermos dúvidas e curiosidades. O SPPA Portas Abertas costuma ocorrer semestralmente e é divulgado com antecedência através de nossas redes sociais.