PSICANÁLISE

O que é a psicanálise

O que é a psicanálise

A Psicanálise designa, desde seus primórdios, um método de investigação da mente humana, um conjunto de teorias em evolução permanente sobre o funcionamento mental e ainda uma forma especial de tratamento de problemas emocionais.

Saiba mais
História da psicanálise

História da psicanálise

O nascimento da Psicanálise deu-se com a descoberta fundamental de Freud sobre o inconsciente entre o final do século XIX e o início do século XX. A partir de Freud, muitos autores contribuíram e contribuem para o desenvolvimento dessa disciplina complexa e atemporal.

Saiba mais
Principais teóricos

Principais teóricos

O princípio fundamental que norteia o programa de seminários da formação psicanalítica da SPPA é oferecer aos analistas em formação uma visão ampla sobre as várias teorias psicanalíticas desenvolvidas ao longo de mais de cem anos de existência da Psicanálise.

Com apoio nesta noção de uma visão ampla, autores clássicos como Freud, Abraham, Ferenczi, Melanie Klein, Winnicott, Bion e Lacan são estudados em profundidade e se constituem na base para a conexão com psicanalistas contemporâneos, tais como, Donald Meltzer, André Green, Piera Aulagnier, Jean Laplanche, Christopher Bollas, Antonino Ferro, Thomas Ogden, René Roussillon, Giuseppe Civitarese e outros autores que apresentam contribuições importantes para o desenvolvimento da teoria e da clínica psicanalítica.

Psicanálise e Cultura: Textos

Psicanálise e Cultura possuem uma forte ligação. Elementos da Cultura foram e seguem sendo fundamentais para a construção do arcabouço teórico da Psicanálise. Ao mesmo tempo, a Psicanálise fornece ferramentas valiosas para ampliar a compreensão sobre as origens e os significados intrapsíquicos e interpessoais de nossas manifestações culturais.

Os membros da SPPA têm, de forma constante, refletido e produzido textos sobre o terreno comum da Psicanálise e da Cultura. Nesta seção, você irá encontrar alguns desses escritos.

O tom da beleza

Memória, desejo e percepção na criação artística: perspectivas psicanalíticas contemporâneas

Prezado Dr. Kafka

Literatura e Psicanálise

Freud, Plácido Domingo e a Música

Psicanálise e Cultura: parcerias SPPA

“A psicologia individual, desde seu início, é psicologia social” (Freud, 1921). 

Desde seu princípio, a Psicanálise mantém-se implicada na articulação entre o sujeito e a cultura, entre a constituição da subjetividade e as transformações históricas e sociais. Nós da SPPA buscamos, através de parcerias, diversas interlocuções no sentido de unir reflexões, pontos de vista e áreas do conhecimento para pensarmos juntos a complexidade de nossos tempos.

Teatro e Psicanálise

Em parcerias com o Porto Alegre em Cena e o Diretor Luciano Alabarse, contribuímos como comentaristas em debates com os artistas, o diretor e o público após apresentações teatrais.

****
Bienal do Mercosul

Junto à Bienal de Artes Visuais do Mercosul, oferecemos aos participantes momentos de diálogo, discutindo o papel da Psicanálise e da arte contemporânea na busca por dar destino às experiências vividas. Além disso, damos apoio aos mediadores da Bienal por meio de escuta psicológica, estabelecendo conversas reflexivas sobre a rotina de trabalho no evento. 

****
Instituto Ling

Organizamos cursos em parceria com o Instituto Ling, os quais são ministrados por psicanalistas da SPPA e abordam temas de interesse da cultura atual estudados a partir de conceitos psicanalíticos.

****
SPPA Portas Abertas

São atividades nas quais recebemos interessados em conhecer melhor a nossa instituição para uma visita e um bate-papo. Apresentamos a nossa história, as formações oferecidas no nosso Instituto de Psicanálise, os nossos projetos científicos e sociais e a nossa sede, além de esclarecermos dúvidas e curiosidades. O SPPA Portas Abertas costuma ocorrer semestralmente e é divulgado com antecedência através de nossas redes sociais.

****
Café Literário da Psicanalítica

O Café Literário da Psicanalítica busca compartilhar Psicanálise, Literatura e Cultura com a comunidade de forma gratuita. A atividade existe há mais de 15 anos e vem alcançando um público expressivo do Brasil e exterior. Os eventos ocorrem na 2ª terça feira de cada mês, às 19h30, na Plataforma Zoom/SPPA.

*****
OAB-RS e ESA

Parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul (OAB-RS) através da Escola Superior de Advocacia (ESA) intitulada “Cine ESA: Direito e Psicanálise”. A atividade, como o próprio nome diz, tem como objetivo fazer uma interface entre aspectos jurídicos e psicanalíticos a partir de um filme que envolva os dois temas.

*****
Liga de Psiquiatria e Saúde Mental UFCSPA/UFRGS (LIPSAM)

Realizamos junto com a LIPSAM atividades direcionada a alunos de cursos superiores. São encontros que acontecem de duas a três vezes ao ano com a participação de psicanalistas da SPPA conversando sobre temas de interesse sugeridos pela LIPSAM, assim realizando uma aproximação entre a Psicanálise e a Universidade. 

****
Liga de Psicanálise da UFRGS (LIPSIC)

Parceria com a LIPSIC que se dá através de duas atividades: o Café LIPSIC, no qual temas relacionados à Psicanálise são desenvolvidos e debatidos com psicanalistas da SPPA; e o Cine LIPSIC, no qual há a exibição de um filme e, a seguir, um diálogo entre o público e um psicanalista da SPPA sobre os aspectos psicanalíticos da obra apresentada.

****
CICLO DE ESTUDOS

Através de Cursos e Ciclos de Estudo, a SPPA oferece aos universitários e recém-formados a possibilidade de entrar em contato com grandes autores e temas da Psicanálise. Os cursos e ciclos são ministrados por psicanalistas da SPPA, constando geralmente de seis a dez encontros, em modalidade on-line ou presencial.

****
Hospital materno-infantil Presidente Vargas (HPV) 

A parceria com o HPV tem por objetivo divulgar a Psicanálise e contribuir para a formação de médicos residentes em psiquiatria através do Departamento de Psiquiatria da UFCSPA. São realizados seminários ministrados por psicanalistas da SPPA utilizando textos de teoria psicanalítica nos quais debate-se com os alunos a visão de diferentes autores sobre temas relevantes para a formação de psiquiatras.