O que fazemos

Café Literário da Psicanalítica

O Café Literário da Psicanalítica busca compartilhar Psicanálise, Literatura e Cultura com a comunidade de forma gratuita. A atividade existe há mais de 15 anos e vem alcançando um público expressivo do Brasil e exterior. O Café ocorre na 2ª terça-feira de cada mês, às 19h30, no formato on-line.

Teatro e Psicanálise

Em parceria com o Porto Alegre em Cena e o Diretor Luciano Alabarse, contribuímos como comentaristas nos debates com os artistas, o diretor e o público após a apresentação de peças de teatro.

BIENAL do Mercosul

Em parceria com a Bienal de Artes Visuais do Mercosul, oferecemos aos participantes momentos de debate, discutindo o papel da Psicanálise e da Arte Contemporânea na busca por dar destino às experiências vividas, promovendo diálogos profícuos.

Em outros momentos, participamos de ciclos de encontros e conversas com o público, organizadores e mediadores e contribuímos no apoio aos mediadores por meio de escuta psicológica, estabelecendo trocas reflexivas sobre a rotina de trabalho no evento.

INSTITUTO LING

São oferecidos cursos propostos em parceria com o Instituto Ling ministrados por psicanalistas da SPPA com temas de interesse da Cultura atual, estudados a partir de conceitos psicanalíticos.

CINE ESA com OAB/RS

Parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil do RS (OAB-RS) através da Escola Superior de Advocacia (ESA) intitulada “Cine ESA: Direito e Psicanálise”. A atividade, como o próprio nome diz, tem como objetivo fazer uma interface entre aspectos jurídicos e psicanalíticos a partir de algum filme que envolva os dois temas.

CINE LIPSIC (Liga de psicanálise da UFRGS)

A atividade consiste na apresentação e debate sobre os aspectos psicanalíticos de um filme previamente escolhido.