O que fazemos

Psicanálise na Cultura

A psicologia individual, desde seu início, é psicologia social (Freud, 1921)

A Psicanálise mantém-se implicada na articulação entre o sujeito e a cultura, entre a constituição da subjetividade e as transformações históricas e sociais. Nós da SPPA buscamos, através de parcerias, diversas interlocuções no sentido de unir reflexões, pontos de vista e áreas do conhecimento para pensarmos juntos a complexidade de nossos tempos.

Café Literário da Psicanalítica

O Café Literário da Psicanalítica busca compartilhar Psicanálise, Literatura e Cultura com a comunidade de forma gratuita. A atividade existe há mais de 15 anos e vem alcançando um público expressivo do Brasil e exterior. Os eventos ocorrem na 2ª terça feira de cada mês, às 19h30, na Plataforma Zoom/SPPA.

Teatro e Psicanálise

Em parceria com o Porto Alegre em Cena e o diretor de teatro Luciano Alabarse, contribuímos como comentaristas em debates com os artistas, o diretor e o público após apresentações teatrais.

30/01 – TOCAR PARAÍSO, às 20h, no Teatro Bruno Kiefer – Casa de Cultura Mário Quintana, durante o Festival Porto Verão Alegre. Bate-papo ao final do espetáculo: Sérgio Lewkowicz (Psicanalista da SPPA), João de Ricardo (Diretor) e elenco.

11/04 – Da Sempre Tua – Com Sandra Dani e Janaina Pellizzon, às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel. Bate-papo ao final do espetáculo: Iara Lucchese Wiehe (Psicanalista da SPPA) e Luciano Alabarse (Diretor do espetáculo).

BIENAL do Mercosul

Junto à Bienal de Artes Visuais do Mercosul, oferecemos aos participantes momentos de diálogo, discutindo o papel da Psicanálise e da arte contemporânea na busca por dar destino às experiências vividas. Além disso, damos apoio aos mediadores da Bienal por meio de escuta psicológica, estabelecendo conversas reflexivas sobre a rotina de trabalho no evento.

 

INSTITUTO LING

Organizamos cursos em parceria com o Instituto Ling, os quais são ministrados por psicanalistas da SPPA e abordam temas de interesse da cultura atual, estudados a partir de conceitos psicanalíticos.

09 e 16 de setembro: Aula 1: Contribuições psicanalíticas para a compreensão da intolerância. Intolerância e preconceito. Espaço para discussão. Aula 2: Expressões da intolerância na mente individual, na família, nos grupos e na sociedade; exemplos de ações adotadas para enfrentar a intolerância. Espaço para discussão.

 

21 e 28 de outubro – Parentalidades e a constituição da subjetividade no contemporâneo, com Magali Fischer, das 19h às 21h. Aula 1: A formação da subjetividade na relação com o outro / conceitos psicanalíticos de Freud Roussillon e Winnicott / parentalidade como central para o desenvolvimento saudável. Aula 2 – O excesso de estímulos nos dias atuais / a fragilidade dos vínculos / as transformações sociais / um convite para repensar a escuta.

 

 

CINE ESA com OAB/RS

Parceria SPPA com a OAB-RS (Ordem dos Advogados do Brasil do RS), através da ESA (Escola Superior de Advocacia) , intitulada “Cine ESA: Direito e Psicanálise”. Esta atividade, como o próprio nome diz, tem como objetivo oportunizar  uma interface entre aspectos jurídicos e psicanalíticos, a partir de algum filme que envolva estas duas áreas do conhecimento. Através de profissionais convidados para cada atividade CINE-ESA, são  examinados aspectos de  obras cinematográficas  previamente escolhidas em conjunto (SPPA-ESA/RS), trazendo vieses sob o olhar de cada área profissional, conectando cinema, direito e psicanálise em uma reflexão profunda.

 

02/07 – às 19h, Cine ESA – Direito e Psicanálise, com um debate sobre a minissérie “Adolescência”. Abertura: Gerson Fischmann (Diretor Geral da ESA-OAB/RS), Bruna Razera (Vice-Diretora de ESA-OAB/RS), Tânia Wolff (Psicóloga, Psicanalista em formação SPPA). Debatedores: Ruggero Levy (Psicanalista, Membros Efetivo da SPPA), Rafael Canterji (Conselheiro Federal da OAB. Secretário Geral da OAB). Coordenação: Letícia Padilha (Diretora de Publicações Digitais e Departamento Cultural da ESA-OAB/RS).

YouTube: https://www.youtube.com/live/083rKsx-seU?si=-JiCXICU5tVnz9AH

 

10/09 –  às 19h, Cine ESA – Direito e Psicanálise, com um debate sobre o filme “Zona de Interesse”. Abertura: Gerson Fischmann (Diretor-Geral da ESA-OAB/RS), Bruna Razera (Vice-Diretora de ESA-OAB/RS), Tânia Wolff (Psicóloga, Psicanalista em formação SPPA). Debatedores: Carmen Welter (Psicanalista da SPPA),  Fábio de Moura (Advogado, Conselheiro Estadual da OAB/RS). Coordenação: Letícia Padilha (Diretora de Publicações Digitais e Departamento Cultural da ESA-OAB/RS).

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=uIzHJU3iw7M

 

 

 

 

Liga de Psiquiatria e Saúde Mental (LIPSAM)

Realizamos junto com a LIPSAM atividades direcionada a alunos de cursos superiores. São encontros que acontecem de duas a três vezes ao ano com a participação de psicanalistas da SPPA conversando sobre temas de interesse sugeridos pela LIPSAM, assim realizando uma aproximação entre a Psicanálise e a Universidade.

05 de julho (sábado) – Atividade conjunta: Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA) e Liga de Psiquiatria e Saúde Mental (LIPSAM): Debate sobre o filme “Cisne Negro”, das 10h às 12h, no Auditório da SPPA (Residentes em Porto Alegre) e Plataforma Zoom/SPPA (Pessoas que estiverem fora de Porto Alegre). Com Coffee de Boas-Vindas! Comentarista: Marli Bergel (Diretora Científica da SPPA). Coordenadores: Gabriela Petri Airoldi da Rocha (Diretora da Cultura da Liga de Psiquiatria e Saúde Mental/LIPSAM) e Regina Pereira Klarmann (Diretora de Psicanálise na Cultura da SPPA). Atividade foi aberta e gratuita.

 

 

 

Liga de Psicanálise da UFRGS (LIPSIC)

Parceria com a LIPSIC que se dá através de duas atividades: o Café LIPSIC, no qual temas relacionados à Psicanálise são desenvolvidos e debatidos com psicanalistas da SPPA; e o Cine LIPSIC, no qual há a exibição de um filme e, a seguir, um diálogo entre o público e um psicanalista da SPPA sobre os aspectos psicanalíticos da obra apresentada.

 

CICLO DE ESTUDOS

Através de Cursos e Ciclos de Estudo, a SPPA oferece aos universitários e recém-formados a possibilidade de entrar em contato com grandes autores e temas da Psicanálise. Os cursos e ciclos são ministrados por psicanalistas da SPPA, constando geralmente de seis a dez encontros, em modalidade on-line ou presencial.

 

PARCERIA HMIPV (Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas) e SPPA

A parceria com o HPV tem por objetivo divulgar a Psicanálise e contribuir para a formação de médicos residentes em psiquiatria através do Departamento de Psiquiatria da UFCSPA. São realizados seminários ministrados por psicanalistas da SPPA utilizando textos de teoria psicanalítica nos quais debate-se com os alunos a visão de diferentes autores sobre temas relevantes para a formação psiquiátrica.

SPPA PORTAS ABERTAS

São atividades nas quais recebemos interessados em conhecer melhor a nossa instituição para uma visita e um bate-papo. Apresentamos a nossa história, as formações oferecidas no nosso Instituto de Psicanálise, os nossos projetos científicos e sociais e a nossa sede, além de esclarecermos dúvidas e curiosidades. O SPPA Portas Abertas costuma ocorrer semestralmente e é divulgado com antecedência através de nossas redes sociais.

09/08 – “SPPA Portas Abertas”, às 10 horas. Evento presencial, com coffee de boas-vindas! Atividade aberta e gratuita. Convidados: Cristiano Freitas Frank, Médico, Psiquiatra e Psicanalista da SPPA, integrante da Diretoria de Infância e Adolescência da SPPA. Francisca Levy, Psicóloga, Membro aspirante Graduado da SPPA. Coordenadora do Portas Abertas. Lisandra Guillen Lopes de Salles, Psicóloga, Psicanalista da SPPA e Coordenadora do Centro de Atendimento Psicanalítico da SPPA –CAP. Luciana Aranha Secco, Psicóloga, Psicanalista da SPPA e Diretora de Ações na Comunidade da SPPA. Pedro Víctor Santos, Psiquiatra, psiquiatra da infância e adolescência, membro aspirante em seminários e Presidente da Associação de Candidatos da SPPA. Zelig Libermann, Médico, Psiquiatra e Psicanalista da SPPA. Analista Didata e Diretor do Instituto de Psicanálise da SPPA.

 

 

Atividades da Diretora de Psicanálise na Cultura

 

05/04 – Sessão de Cinema: exibição de “Virgínia e Adelaide”, de Yasmin Thayná e Jorge Furtado, com a presença do diretor Jorge Furtado.
Após a sessão, bate-papo com Anette Blaya Luz e Jorge Furtado.
Coordenação: Regina Pereira Klarmann (Diretora de Psicanálise na Cultura)
VIRGÍNIA e ADELAIDE é uma produção da CASA DE CINEMA de Porto Alegre
Local: Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ)
Endereço: R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre