Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

ANO 22 • • Nº 42

ÓRGÃO OFICIAL DA SOCIEDADE PSICANALÍTICA DE PORTO ALEGRE

Porto Alegre | RS

Dois momentos de Sigmund Freud na Biblioteca da SPPA

  • A Biblioteca da SPPA é um espaço que convida a estreitar o vínculo da Literatura com a Psicanálise

A Biblioteca da SPPA sediou, no dia 10/11/2023, o encontro “Dois momentos de Sigmund Freud”, visto sob a ótica de seus textos “Delírios e Sonhos na Gradiva de Jensen” (1907) e “O Estranho” (1919). Estimuladas pelo lançamento da reedição ilustrada da obra de E. T. A. Hoffmann, “O Homem de areia”, pela Editora UBU, as psicanalistas Alda Oliveira e Luisa Rizzo, coordenadoras da Comissão da Biblioteca, oportunizaram a reunião de colegas psicanalistas interessados em conversar sobre literatura e psicanálise.

Em um ambiente repleto de livros, sentados ao redor da mesa e saboreando um gostoso café, os participantes deixaram surgir livremente as ressonâncias singulares que os textos revisitados acionavam. Ambos os escritores, Jensen e Hoffmann, partem de sonhos/delírios, convidando o leitor a acompanhar os protagonistas em suas tentativas de transformar em familiar o que lhes parece estranho. A conversa trouxe ressonâncias e acionou memórias, identificando o quanto o reconhecimento da transitoriedade é necessário para convocar o sublime de um momento vivenciado, experiências que podem permanecer em estado bruto caso não encontrem um duplo capaz de reconhecê-las.

A ficção, e/ou a literatura fantástica, permite ao leitor percorrer caminhos que a realidade parecia ter enterrado, vindo daí o fascínio de Freud pelos escritores criativos, em especial pelos referenciados acima. Segundo ele, esta literatura implica o leitor, criando um terceiro, além de envolver uma comunicação inconsciente como estética, evocando a necessária fluidez entre a realidade e a fantasia .

A Biblioteca da SPPA torna-se, assim, um espaço que convida a estreitar o vínculo da Literatura com a Psicanálise. Por isso, antes do encerramento do encontro, os bibliotecários da SPPA, Margareth Dallagnol e Greison Jacobi, foram convidados a apresentarem o trabalho que vêm desenvolvendo, entre muitos outros, de atualização dos registros de momentos memoráveis da instituição, de forma a proporcionar o acesso dos sócios a estes documentos que certamente trazem consigo o despertar de preciosos sentimentos.