Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

ANO 23 • • Nº 43

ÓRGÃO OFICIAL DA SOCIEDADE PSICANALÍTICA DE PORTO ALEGRE

Porto Alegre | RS

Parcerias enriquecem a instituição e divulgam a psicanálise

  • Dentre muitas atividades, a diretoria promoverá encontros sobre questões climáticas para refletir sobre aprendizados e transformações na forma de viver

A Diretoria atual da Psicanálise na Cultura mantém os laços firmados pelas gestões passadas, ao mesmo tempo que promove a reorganização e ampliação de suas atividades. Parcerias já realizadas com instituições, como o Instituto Ling, e com o teatro, literatura e cinema seguem buscando o diálogo entre a cultura e a psicanálise para enriquecer a instituição e divulgar a psicanálise na sociedade.

O ano começou em parceria com o teatro. Foi a oportunidade de trocas através do espetáculo Sangue e Pudins, com direção de Luciano Alabarse, companhia sempre presente junto à SPPA. Para esta atividade, cuja temporada ocorreu entre os meses de fevereiro e março, os colegas psicanalistas Rui Mesquita Annes, Fabio Brodacz, Hamilton Perdigão da Fontoura e Jair Knijinik foram os convidados comentaristas, que proporcionaram frutíferas e instigantes trocas no bate-papo com o diretor e com o público ao final das apresentações da peça.

Pela literatura, com o nosso tradicional Café Literário, em abril o público teve a oportunidade de conversar com a Prof. Léa Masina e com a psicanalista Carmem Keidann sobre o livro “O que ela Sussurra”, da autora Noemi Jaffe. Foi um final de tarde iluminado pelo instigante romance poético, retratando a história do poeta russo Óssip. O Café de maio precisou ser cancelado, em função das questões climáticas que assolam o RS. No entanto, a programação foi aos poucos retornando, abastecendo a todos com literatura e com palavras que possam nos ajudar a dar esperança para novos momentos de vida. Assim, ocorreu o debate sobre a obra “De repente nas Profundezas do Bosque”, do israelense Amós Oz, autor que, por meio dessa fábula, convida a refletir acerca da discriminação, do preconceito e do espírito livre. Com a participação de Rafael Ban Jacobsen e do psicanalista Fábio Brodacz, aconteceu um belo encontro de pensamentos. A programação do ano de 2024 do Café Literário, sob a coordenação da psicanalista Maria Regina Ortiz, está sempre disponível nas redes sociais da SPPA.

Junto ao Instituto Ling, a Diretoria de Cultura preparou uma agenda de cursos para este ano. O início precisou ser adiado devido a já comentada tragédia climática no Estado. Retomando aos poucos já foi definida a nova data para o primeiro curso, intitulado “O novo mal-estar na cultura: uma leitura psicanalítica do contemporâneo”, com o Psicanalista José Calich, que ocorrerá nos dias 16 e 23 de julho. Em dois encontros, este curso propõe a reflexão sobre “o que nos faz humanos, com todos os paradoxos que isso representa, da mesma forma que busca compreender a constituição de nossa humanidade através de conflitos permanentes, a natureza desses conflitos e como encontrar ou reencontrar a esperança” (José Carlos Calich, 2024). As inscrições estão disponíveis no site do Instituto Ling. Também haverá o curso “Redes Sociais e a Modulação das Relações Humanas”, ministrado pela psicanalista Maria Cristina Vasconcellos. Em breve será divulgada a próxima data. Acompanhe o Instagram da entidade.

Segue o Ciclo de Estudos, cuja proposta é apresentar temas e autores da psicanálise contemporânea, bem como transmitir o conhecimento dos psicanalistas da entidade. Dessa forma, abre-se espaço para o diálogo científico e para o enriquecimento da prática psicanalítica. No primeiro semestre, o curso “Introdução à obra de Sandor Ferenczi”, coordenado pela psicanalista Anette Blaya Luz, ocorreu entre abril e junho. O curso despertou o interesse de vários colegas do Brasil. Entre os meses de maio e junho, a psicanalista Cátia Mello ofereceu a sua compreensão a respeito da “Subjetividade e desenvolvimento infantil”. No segundo semestre, estão sendo planejados mais ciclos de estudos para colegas que desejem conhecer a SPPA. Freud e Roussillon são os autores escolhidos para serem apresentados e discutidos através do ciclo de estudos.

As parcerias com CELG, OAB, Lipsam, Lipsic e HPV continuam, com programações planejadas com cada parceria. Porém, elas também foram adiadas em função dos mesmos motivos antes citados. Espera-se que as condições necessárias para a realização de tais atividades logo sejam restabelecidas.

Dentre a programação adiada para o segundo semestre está o Cine ESA, com o filme “Anatomia de uma Queda”, parceria com a OAB. Para o debate desta interessante trama, estão convidados a psicanalista da SPPA Lucia Taller e, representando a OAB, o advogado criminalista André Callegari.

Da mesma forma, o programa para o curso da parceria CELG-SPPA também está pronto, aguardando as condições climáticas, ambientais e sociais para a sua realização. Neste curso, estarão presentes os colegas que fazem parte das duas instituições.

Diante do momento atual ainda impactados com a catástrofe que devasta o estado, estão sendo planejados encontros para conversar sobre questões ambientais e climáticas com profissionais que conheçam o tema, propiciando uma reflexão sobre o que nós, psicanalistas, podemos aprender e transformar na forma de viver.

Aguardem, as redes sociais divulgarão os novos eventos.