Diretoria de Infância e Adolescência promove atividades voltadas à prática clínica e ao debate contemporâneo

Gestão que se despede apostou no compromisso de promover vivências clínicas e fomentar o diálogo entre os profissionais da área
No segundo semestre de 2025, a Diretoria de Infância e Adolescência promoveu atividades pautadas por temas atuais e de grande relevância para a prática clínica com crianças e adolescentes, fortalecendo o espaço de troca e reflexão entre os profissionais.
As atividades foram retomadas em agosto, com foco no tema do Autismo. A psicanalista Lisandra Guillen Lopes de Salles — psicóloga, membro associada da SPPA e coordenadora do CAP — compartilhou seu trabalho clínico com um bebê e sua mãe na atividade “A Jornada de um bebê em risco e os caminhos da intervenção”. A apresentação proporcionou reflexões valiosas sobre os cuidados precoces e os desdobramentos possíveis nas intervenções iniciais.
Em setembro, dando continuidade às propostas voltadas ao público interno, foi realizada a atividade “Colocando uma experiência a trabalhar”, centrada na discussão de um caso clínico infantil. Andréa de Andrade Etzberger — psicóloga e membro aspirante da SPPA — e Eneida Iankilevich — membro efetivo da SPPA — conduziram um interessante debate com a plateia, explorando diferentes perspectivas clínicas a partir do material apresentado por Andréa. A troca entre as profissionais e o público destacou a complexidade e a riqueza do trabalho psicanalítico com crianças.
No mês de outubro, o tema do Autismo voltou à pauta com a atividade online “Percursos Prismáticos e Desafios Criativos no Autismo”. A convidada Mariângela Mendes de Almeida — psicanalista e psicóloga clínica, mestre pela Tavistock, doutora pela UNIFESP, membro associada da SBPSP, participante da Clínica 0 a 3 e do grupo PRISMA de Psicanálise e Autismo — apresentou o importante trabalho desenvolvido pelo grupo, trazendo contribuições valiosas sobre os desafios e as possibilidades criativas no atendimento clínico de crianças autistas.
Encerrando o semestre, em novembro, a DIA recebeu, também no formato online, o psicanalista Alberto Konicheckis para a conferência O Berço Psíquico de uma Criança. Membro da SPP e professor emérito da Universidade de Paris, Konicheckis compartilhou seu trabalho baseado em meses de consultas com um bebê e seus pais, oferecendo uma instigante reflexão sobre a constituição psíquica na primeira infância.
Com este conjunto de atividades, concluiu-se não apenas o semestre, mas também o ciclo de atuação da atual gestão da Diretoria de Infância e Adolescência, cujo compromisso sempre foi promover vivências clínicas e fomentar o diálogo entre os profissionais da área.