Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

ANO 24 • • Nº 45

ÓRGÃO OFICIAL DA SOCIEDADE PSICANALÍTICA DE PORTO ALEGRE

Porto Alegre | RS

Atividades culturais provocam debates e reflexões sobre temas da atualidade

  • Psicanálise na cultura realizou debates de livros, filmes e peças de teatro, bem como promoveu cursos voltados para a comunidade.

O ano de 2025 começou com variadas atividades na Diretoria Psicanálise na Cultura. Em janeiro, a SPPA participou na peça de teatro "Tocar Paraíso", promovendo um bate-papo ao final do espetáculo com Sérgio Lewkowicz, psicanalista da SPPA, e João de Ricardo, diretor e ator. Em abril, foi a vez da peça "Da Sempre Tua", representada pelas atrizes Sandra Dani e Janaina Pellizzon. O bate-papo ao final do espetáculo foi capitaneado por Iara Lucchese Wiehe, psicanalista da SPPA, e a atriz Sandra Dani, que se juntou à plateia, em uma conversa bastante animada.

Também em abril aconteceu o lançamento do filme “Virgínia e Adelaide”, de Yasmin Thayná e Jorge Furtado. Após a sessão, ocorreu uma conversa com a psicanalista da SPPA, Anette Blaya Luz, e o diretor Jorge Furtado. Foi uma manhã de sábado cheia de significado na Casa de Cultura Mário Quintana, em que a arte abordou o tema do racismo de forma muito verdadeira e emocionante, tocando profundamente a todos os presentes.

Já o tradicional Café Literário teve seu primeiro encontro com o livro “José Oliveira Latimer”, de Juarez Guedes Cruz, psicanalista da SPPA. Juarez trocou ideias com o convidado Gustavo Czekster, escritor e doutor em escrita criativa. Em maio, o livro escolhido foi “Não era você que eu esperava” (HQ), de Fabien Toulmé. Os convidados foram Fabiano Silveira, professor de Inglês, tradutor e mestre pela ULBRA, e Emílio Salle, psicanalista da SPPA, que discutiram o tema da paternidade. Quais são os sentimentos de um casal ao enfrentar o nascimento de uma criança com Síndrome de Down? Como elaborar esse luto do filho idealizado? Os participantes do café saíram do encontro tocados pelo autor, que, através da HQ, conseguiu transmitir esses sentimentos de forma tão crua e emocionante.

Para encerrar o semestre do Café Literário, em junho foi discutido o livro “O ninho”, de Bethânia Peres Amaro, premiado com o Jabuti em 2024. Os convidados foram Fernanda Borges, professora de literatura e doutora pela PUCRS, e Mery Pomerancblum Wolff, psicanalista da SPPA, que realizaram um encontro cheio de insights e boas conversas, finalizando o semestre com muita inspiração.

No ciclo de estudos do primeiro semestre de 2025 foram realizados dois cursos: “Adolescência: Um processo de crescimento”, coordenado pela psicanalista da SPPA Maria de Fátima Loureiro de Carvalho Freitas, e “O brincar e sonhar: pensando formas de expressão no tratamento psicanalítico de crianças”, coordenado por Cátia Olivier Mello, psicanalista da SPPA. A grande procura pelo ciclo motivou a organização de novos cursos para o segundo semestre desse ano.

Outra parceria que continuou durante o primeiro semestre foram os Seminários sobre Teoria Psicanalítica para os residentes do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. Com uma programação semanal, um psicanalista da SPPA, em conjunto com colegas que trabalham na instituição, apresenta temas com conceitos psicanalíticos, promovendo discussões interessantes com os residentes.