Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

ANO 23 • • Nº 44

ÓRGÃO OFICIAL DA SOCIEDADE PSICANALÍTICA DE PORTO ALEGRE

Porto Alegre | RS

Ofra Eshel é destaque nas atividades da Revista de Psicanálise da SPPA

  • A psicanalista israelense falou sobre withnessing, uma nova entidade subjetiva que emerge a partir do estar presente de forma profunda com o paciente

Ofra Eshel, autora do artigo A virada para a intuição: do saber e o sonhar ao tornar-se in-tu-it, publicado na Revista de Psicanálise da SPPA, foi convidada para a atividade “Conversa com Ofra Eshel”, ocorrida no dia 26 de outubro de 2024 e promovida pela Revista de Psicanálise. Segundo a editora-chefe, Ana Cristina Pandolfo, foi uma manhã de intensas trocas, com a participação on-line de 139 pessoas. Ofra é uma autora que avança conceitos psicanalíticos e que, conforme Thomas Ogden, apresenta uma “mudança radical na forma como concebemos o trabalho analítico.” Suas influências teóricas e clínicas psicanalíticas são principalmente Winnicott e Bion (em especial o último Bion), mas também Green, Searles, Grotstein, Tustin, Bollas, Ogden e Eigenm.

Ao discutir e ilustrar clinicamente o que é estar presente de forma profunda com o paciente, Ofra salienta que, a partir dessa experiência, emerge uma nova entidade subjetiva, uma vivência que ela denomina withnessing. Afirma ainda que “a Intuição é apreendida como ser in-tu-it (intuit), e, assim, a realidade psíquica desconhecida, impensável e incomunicável do paciente, pode ser vivida através de um lento vir a ser da experiência emocional”. De acordo com a autora (Eshel, 2024), o analista entraria, junto com o paciente, em um contato intuitivo e em um estar-um-com (being-at-one-with), uma realidade psíquica íntima e perturbadora que o paciente, por si mesmo, não é capaz de suportar.

“Nosso diálogo iniciou na véspera de uma guerra (entre Israel e o Hamas), uma situação impensável e terrorífica que já dura mais de um ano. Pudemos trocar, criar, publicar suas ideias e, neste encontro, apesar de, ou a partir de tantas inundações e catástrofes, aqui e lá, nos reunimos para ouvi-la”, pontua a editora-chefe da Revista. Como Ofra salienta, perspectivas transformacionais emergem de encontros verdadeiros, mesmo em contextos extremamente adversos.

Ofra Eshel é membro do corpo docente, training analyst e analista didata da Sociedade e Instituto Psicanalítico de Israel, além de membro da Associação Psicanalítica Internacional (IPA). Seus trabalhos foram publicados em revistas e livros de psicanálise e apresentados em conferências nacionais e internacionais em todo o mundo. Ela atende em consultório particular em Tel Aviv, Israel. Autora de The Emergence of Analytic Oneness [O surgimento da unidade analítica]: Into the Heart of Psychoanalysis.

Leia o artigo!

Assine a Revista!